A cirurgia ortognática consiste no reposicionamento dos maxilares, sendo indicado para pacientes com alterações do posicionamento, excesso, deficiência ou assimetrias da maxila ou mandíbula, objetivando melhoras estéticas e funcionais da face, como a mastigação, respiração e fonação.

Cerca de 10% da população apresentam deformidades faciais que são passíveis de correção com a cirurgia ortognática, podendo ainda ser associada a outros procedimentos como a rinoplastia, para fins estéticos.

Pacientes com síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) também podem ser beneficiados com a cirurgia ortognática. Neste caso a cirurgia tem o objetivo aumentar o volume e/ou espaço das vias aéreas, melhorando a respiração durante o sono.

O tratamento na maioria dos casos é multidisciplinar e varia de acordo com a gravidade do problema, podendo ser associado a procedimentos de nariz e seios da face. Por isso, cada caso necessita de uma avaliação clínica detalhada da face por um especialista com experiência clínica e cirúrgica, visando a escolha da melhor opção de tratamento.

No CEFOR - Centro da Face e Otorrino, você encontra profissionais especialistas e os melhores recursos para realização da cirurgia ortognática.